A nova versão de Vale Tudo, remake do clássico de 1988, resgata a icônica abertura da novela com um olhar contemporâneo sobre a diversidade do Brasil. A trilha sonora permanece a mesma: “Brasil”, de Cazuza, imortalizada na voz de Gal Costa.
A música, um símbolo de protesto social, foi o ponto de partida para a concepção do projeto visual, idealizado pela designer Júlia Rocha. “Essa música tem algo muito interessante e que conduz, que é ‘Brasil, mostra a sua cara’. Partimos dessa ideia para identificar quais são essas caras do Brasil”, explicou Júlia ao gshow.
Abertura de Vale Tudo mantém essência
A abertura mantém a essência do original, mas adiciona novos elementos para dialogar com a atualidade. No clipe, é possível identificar temas como religiosidade e festas populares, entre muitos outros. As primeiras mostram cenários como a Amazônia, os Lençóis maranhenses, o Cristo Redentor e Foz do Iguaçu.
O Pantanal aparece, assim como a Marquês de Sapucaí, palco do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Frutas com a cara brasileira como coco verde, caju e banana surgem na tela. Capoeira e outras manifestações culturais são destaque. A urna eletrônica surge quase no final.
Falta MUITO POUCO pra chegada de
mas a gente não aguentou esperar!Vamos dar de presente pra vocês a abertura antes da estreia!
E sério… tá LINDA e EMOCIONANTE!
Corre e vem sentir um gostinho desse novelão! Na próxima segunda, tem
na tela da Glô!… pic.twitter.com/dbCgI4MNY7— TV Globo
(@tvglobo)
Religião e corrupção aparecem na abertura de Vale Tudo
A abertura de Vale Tudo também evoca religiões, como a primeira missa realizada no Brasil, o batismo evangélico e uma Bíblia. Corrupção e Jogo do Tigrinho aparecem na abertura da novela que estreia na segunda-feira (31). Por fim, a cantora Gal Costa (1945-2022) aparece na tela para finalizar a abertura de 1 minuto.