O cantor Gusttavo Lima presenteou os fãs com uma live no último sábado (11) na plataforma de vídeos YouTube. Com mais de 50 milhões de visualizações e duração superior a sete horas, o cantor fez a apresentação diretamente de sua fazenda, que fica no estado de Goiás.
Com um espetáculo regado a músicas de sucessos, palavrões, declaração de amor e até uma mostra de dotes culinários, o cantor mineiro, que estava visivelmente alterado após algumas horas de apresentação, recebeu várias denúncias de internautas, envolvendo desde a não limitação para acesso de menores de idade até a consumação considerada exagerada de bebida alcoólica, o que poderia servir de estímulo ao consumo irresponsável do produto.
Logo de manhã, o cantor chegou a se pronunciar em suas redes sociais sobre o ocorrido horas antes: “Que ressaca, meu Deus. O que colocaram na minha bebida, gente?”
Agora, o Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – abriu uma representação ética contra o cantor Gusttavo Lima e a fabricante Ambev, dona da marca de cerveja que patrocinou a apresentação do músico. Em nota, o Conar afirmou que, apesar do formato inovador das apresentações online, elas devem seguir “princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida a crianças e adolescentes“.
Gusttavo Lima e Ambev poderão sofrer duro castigo
Com a representação aberta, o cantor e a fabricante agora terão 20 dias caso queiram apresentar alguma defesa. Gusttavo Lima e a Ambev ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas caso o Conar entenda que houve irregularidades, a live deverá sofrer cortes e ambas as partes receberão advertências.