César Tralli levou ao ar nesta quarta-feira (19) uma triste notícia no Jornal Hoje, da Globo. “Morreu, aos 90 anos, o ex-governador de São Paulo, Claudio Lembo”, informou o jornalista no telejornal vespertino da emissora líder de audiência.
O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PSD), faleceu aos 90 anos na madrugada desta quarta-feira, na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada pela família. Político e advogado, Lembo teve uma carreira marcada por importantes passagens na administração pública e por sua atuação no debate político nacional.
Velório de Claudio Lembo
O velório do ex-governador ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no Hall Monumental, das 10h30 às 15h. Em seguida, o sepultamento está previsto para acontecer no Cemitério do Araçá, a partir das 16h. Diversas autoridades e personalidades da política paulista devem comparecer para prestar últimas homenagens ao líder político.
Lembo assumiu o governo de São Paulo em março de 2006, após a renúncia de Geraldo Alckmin (então PSDB), que deixou o cargo para disputar a presidência da República. Ele permaneceu à frente do estado até janeiro de 2007, quando passou o comando para José Serra (PSDB). Antes disso, havia exercido a função de vice-governador entre 2003 e 2006.
Claudio Lembo governou SP durante ataques do PCC
Durante sua gestão, São Paulo enfrentou uma das mais graves crises de segurança pública de sua história. Em maio de 2006, a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) realizou uma série de ataques contra órgãos da segurança e contra ônibus na capital. Os ataques ocorreram após a transferência de centenas de presos para uma unidade de segurança máxima no interior do estado.
A resposta aos ataques resultou em um dos episódios mais polêmicos da história paulista. Em meio ao confronto, policiais e grupos paramilitares foram responsáveis por mais de 500 mortes, no que ficou conhecido como os “Crimes de Maio”. A gestão de Lembo foi duramente criticada pela condução da crise e pelos impactos sociais decorrentes da violência.