×
Logo SimpleAds

Quem era o cantor que perdeu a vida na queda de um avião; outros passageiros também vieram a óbito

Através da música ele mostrou ao mundo como era a cultura de seu povo e fez muito sucesso.

PUBLICIDADE

O mundo da música está de luto com a trágica morte do cantor hondurenho Aurelio Martínez Suazo, mais conhecido como “Aurelio”. O músico, de 55 anos, faleceu em um acidente aéreo na costa caribenha de Honduras na noite de segunda-feira, dia 17.

O avião, um Jetstream da companhia Lanhsa, caiu minutos após decolar da ilha de Roatán. O acidente aéreo resultou na morte de 12 pessoas, enquanto outras cinco sobreviveram e uma segue desaparecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aurelio nasceu em 1969, no município de Plaplaya, no leste de Honduras. Ele foi um dos principais divulgadores da cultura garifuna, grupo étnico originado da miscigenação entre povos indígenas caribenhos e africanos escravizados.

Aurelio levou a cultura de seu povo para o mundo

Além de ser cantor, também era percussionista e violonista. O artista levou a sonoridade garifuna para o mundo, promovendo a identidade cultural de seu povo por meio da música.

Ao longo de sua carreira, Aurelio lançou cinco álbuns solo, sendo o último, Darandi, distribuído em 2017. Suas composições eram marcadas pelo ritmo contagiante e pelas letras que abordavam a história e a resistência da comunidade garifuna.

Aurélio entrou para a política em 2006

Além da trajetória musical, o artista também teve atuação política, tornando-se o primeiro garifuna a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional de Honduras. Ele ocupou este cargo entre 2006 e 2008.

O acidente que tirou a vida de Aurelio ocorreu quando a aeronave se dirigia para La Ceiba, na parte continental do país. Entre os passageiros, estavam um cidadão norte-americano, um francês e dois menores de idade, conforme informações da mídia local. Autoridades seguem investigando as causas do desastre.

publicidade