A cerimônia do Oscar deste ano trouxe grandes emoções para o público brasileiro, especialmente pela indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz e do filme Ainda Estou Aqui nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
A presença da produção brasileira na premiação foi celebrada por críticos e fãs, que torciam por uma vitória inédita. Quando o anúncio do vencedor foi feito, às 23h57 no horário de Brasília, houve muita comemoração em Los Angeles e também por todo o Brasil. O país conquistou seu primeiro Oscar!
Histórico do Brasil no Oscar
O Brasil já teve algumas produções reconhecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas ainda não conquistou uma estatueta do Oscar. A primeira indicação ocorreu em 1963 com O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, na categoria de Melhor Filme Internacional. Desde então, outras produções nacionais chegaram à lista de indicados, destacando a força do cinema brasileiro no cenário global.
MELHOR FILME INTERNACIONAL É NOSSOOOOOO: 'Ainda Estou Aqui' levou o Oscar®!
pic.twitter.com/YFjc5D2UzH— TV Globo
(@tvglobo)
Em 1996, O Quatrilho, de Fábio Barreto, também foi indicado a Melhor Filme Internacional, seguido por O Que é Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, em 1998. O reconhecimento continuou no início dos anos 2000 com Uma História de Futebol, que disputou o Oscar de Melhor Curta-metragem em live-action em 2001. No entanto, foi em 2004 que o Brasil teve sua maior presença na premiação, quando Cidade de Deus recebeu quatro indicações: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
Animação e documentário concorreram
A animação brasileira também conseguiu seu espaço no Oscar. Em 2016, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, foi indicado a Melhor Filme de Animação, competindo com grandes produções internacionais. Já em 2020, o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, disputou a estatueta de Melhor Documentário, trazendo uma visão política do Brasil recente para os holofotes mundiais.