No ar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela Tieta foi um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira, cujas personagens são lembradas até hoje. Contudo, o fim foi um dos mais inusitados do folhetim.
A trama, que se passava na cidade fictícia de Santana do Agreste, trouxe vários moradores inusitados e irreverentes, que viviam seus amores e dissabores da vida, lutando de sol a sol para conseguir sobreviver com o mínimo de dignidade. Apesar de alguns contratempos e de algumas pessoas maldosas, como Perpétua, a cidade sempre se deu bem. Após muitas emoções, a saga chegou ao fim com todos sendo soterrados pela cidade, que deixou de existir.
Teoria indica que soterramento foi uma espécie de renovação em Tieta
Segundo Francisco Almeida, do site Resumo das Novelas, o autor Aguinaldo Silva nunca explicou publicamente o motivo de ter feito todos os personagens desaparecerem em meio ao soterramento da cidade. Porém, existe uma teoria de que a cidade não deixou de existir, muito menos os personagens que a habitam.
Todo o ocorrido simbolizou uma renovação, marcando uma nova era em que a hipocrisia teve fim. Todo o passado, incluindo os políticos, não foi suficiente para impedir que a renovação tivesse início.
Tieta já tem data para ser retirada do ar pela Globo
Embora tenha feito muito sucesso em sua reprise atual, Tieta não deverá ser esticada pela Globo, que encurtará a trama, exibindo apenas 105 capítulos. Se nada mudar, tudo indica que seu último capítulo será exibido em 25 de abril. A substituta ainda não foi definida.