A atriz Amélia Bittencourt, ex-integrante da Rede Globo faleceu na última sexta-feira (21/02), aos 86 anos. Amélia estava fora das telas da televisão desde 2017, quando fez seu último projeto na emissora carioca.
A artista estava em sua casa, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, quando sofreu um ataque fulminante do coração. A notícia do falecimento foi compartilhada por seu neto, Jerônimo Bittencourt, por meio de suas redes sociais, no qual lamentou a partida da artista.
Neto de Amélia Bittencourt se despede da atriz nas redes sociais
“Vó Amélia faleceu ontem enquanto eu dançava e falava poesia, que coisa. Artista maior da família Bittencourt, matriarca invencível que sempre nos deu lições de sobreviver – descansa, vózinha”, escreveu Jerônimo Bittencourt em uma emocionante despedida para Amélia Bittencourt.
Seu último trabalho foi em 2017, na série Filhos da Pátria, da TV Globo. Amélia acabou deixando um grande legado na dramaturgia brasileira. Ela foi casada com o ator Marcello Bittencourt, com quem teve quatro filhos e três netos.
Trajetória de Amélia Bittencourt no ramo artístico
Amélia Bittencourt nasceu em setembro de 1938, na cidade de Criciúma. Ela deu início à sua trajetória artística no teatro, em 1957, participando da Companhia de Teatro de Cacilda Becker e do Grupo Tapa. Durante as décadas de 1980 e 1990, atuou como produtora na TV Educativa de Porto Alegre.
Na televisão, marcou presença em novelas de sucesso como Haja Coração, Velho Chico, Avenida Brasil, A Indomada e Verdades Secretas. No cinema, integrou o elenco de produções como Nosso Lar e Um é Pouco, Dois é Bom. No teatro, brilhou em espetáculos clássicos como A Moratória, Vestido de Noiva e Bonitinha, mas Ordinária.