Garota do Momento: é essa a estratégia de Guto e Vinícius para driblar o preconceito e serem felizes

Guto e Vinícius formam casal gay em Garota do Momento e bolam estratégia na novela das seis da Globo.

PUBLICIDADE

Em Garota do Momento, a autora Alessandra Poggi faz uma escolha astuta ao aproximar Guto (Pedro Goifman) e Vinicius (Elvis Vittorio) através do universo dos filmes clássicos de Hollywood. A novela das seis da Globo, que já fez referências à atriz Judy Garland, uma figura importante na cultura LGBTQIAPN+, utiliza sua imagem para enriquecer a trama.

Judy Garland não só é um ícone do cinema, mas também uma figura que tem sido associada à luta contra o preconceito, especialmente durante a era do Macarthismo, que perseguia a comunidade LGBTQIAPN+ nos Estados Unidos.

História de Guto e Vinícius em Garota do Momento

Segundo Daniel Farad, do Notícias da TV, recentemente, a história de Guto e Vinicius trouxe à tona uma conversa sobre O Mágico de Oz (1939), filme que transformou Judy Garland em uma estrela eterna da indústria cinematográfica. Guto, por exemplo, mencionou o technicolor, uma técnica revolucionária que trazia cores mais vibrantes aos filmes, um marco para o cinema da época.

Além disso, o ex-namorado de Eugênia (Klara Castanho) mostrou que tinha uma coleção de figurinhas com fotos de astros da era dourada de Hollywood, como James Dean (1931-1955) e também de Érico (Silvero Pereira) interpretando Verônica Queen.

A importância de Judy Garland para a cultura queer continua sendo tema de estudos, com muitos questionando o motivo de sua enorme identificação com a comunidade LGBTQIAP+. A revista The Advocate chegou a comparar Garland a Elvis Presley, a figura que simbolizava o rock’n’roll, sugerindo que a atriz se tornou um ícone devido aos papéis dramáticos que desempenhou no cinema.

Período tenso é retratado na novela das seis da Globo

Nos anos 1950 a 1970, em um período de intensa perseguição às pessoas não-heterossexuais, os homens gays encontraram uma maneira de se identificar discretamente. Usando o termo “friends of Judy” (amigos de Judy), eles conseguiam se reconhecer sem causar alarde, o que lhes permitia construir uma rede de apoio segura.