Na manhã desta sexta-feira, dia 7, a queda de um avião de pequeno porte na avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo, teria gerado uma crise interna no Jornalismo do SBT. O incidente, que envolveu um jatinho Beechcraft King Air F90, resultou em duas mortes e seis feridos, e gerou um intenso movimento nas coberturas jornalísticas.
A partir desse cenário, José Luiz Datena, conhecido por suas coberturas ao vivo e por ser convocado para grandes situações de urgência, teria sido escalado para fazer plantão. Datena teria chegado à emissora por volta das 9h30, mas, segundo informou Daniel Castro, do portal Notícias da TV, foi informado de que não poderia ir ao ar imediatamente, pois Marcão do Povo, que apresentava o telejornal Primeiro Impacto, estaria “dando chilique” para ceder o horário.
Jornalista disse que Datena ficou esperando por um tempo
Datena teria que esperar até as 11h, de acordo com Daniel Castro. Em meio a essa situação, o apresentador, sem o camarim adequado e com pouca paciência, decidiu retornar para casa antes das 10h, supostamente frustrado com o desenrolar dos acontecimentos.
De acordo com outras versões nos bastidores, no entanto, a resistência de Marcão do Povo não teria sido a razão para o adiamento. A decisão de aguardar até 11h para que Datena assumisse a cobertura teria sido tomada pela direção de Jornalismo do SBT.
Darlisson Dutra acabou substituindo Datena
Daniele Brandi, por sua vez, foi deslocada para o local do acidente, onde faria as entradas ao vivo para o telejornal, enquanto Datena ficaria com a responsabilidade da cobertura nos estúdios. Posteriormente, o apresentador Darlisson Dutra entrou às pressas para substituir Datena.
Daniel Castro disse que, além do mal-estar gerado pela escala de plantões, fontes indicam que a relação entre Marcão do Povo e Datena nunca foi das mais amigáveis. O apresentador do Primeiro Impacto teria ficado irritado em dezembro de 2024, quando foi transferido do vespertino Tá na Hora para o programa matinal, após a chegada de Datena ao SBT.