Em Garota do Momento, o casal formado por Bia (Maisa Silva) e Ronaldo (João Vitor Silva) tem conquistado o público, mostrando que a aposta da autora Alessandra Poggi em um romance no estilo enemies to lovers foi certeira.
Na novela das seis da Globo, a dinâmica entre personagens que começam como rivais e acabam se apaixonando já é um clássico na literatura e no cinema, com filmes como Orgulho e Preconceito (2005), Como Perder um Homem em 10 Dias (2003) e A Proposta (2009) permanecendo populares até hoje.
Fórmula está dando certo em Garota do Momento
Segundo Débora Lima, do Notícias da TV, a fórmula está dando certo e funciona porque o público adora acompanhar a transformação do ódio em paixão, especialmente quando os envolvidos tentam resistir ao sentimento.
A química entre Bia e Ronaldo tem sido tão forte que os fãs criaram um shipp para o casal, chamado Ronia, uma junção dos nomes dos personagens. As redes sociais estão repletas de vídeos editados com cenas marcantes dos dois, embaladas por músicas que combinam com a história do casal.
A relação entre eles evoluiu a ponto de ficar difícil para Bia esconder seus verdadeiros sentimentos pelo publicitário, tornando a trama ainda mais envolvente. Um dos elementos mais clássicos das histórias ‘enemies to lovers’ já começou a se manifestar na novela: o ciúme.
Livros enemies to lovers
‘Enemies to Lovers’ (ou ‘de inimigos a amantes’) é um dos estilos narrativos mais populares em romances, séries e filmes. Ele descreve um relacionamento em que os protagonistas começam como rivais, antagonistas ou simplesmente não se suportam, mas, com o tempo, acabam se apaixonando. Alguns livros que exemplificam esse tipo literário são: Teto para Dois, A Hipótese do Amor, e O Visconde que me Amava, da aclamada série Bridgertons.