A Globo pode não ter se atentado ao fato de exibir duas novelas inéditas com enredos semelhantes, colocando o foco em exames de DNA nos capítulos mais recentes de Mania de Você e Volta por Cima.
Essa repetição de tema pode ter exposta a falta de cuidado nas tramas que estão sendo transmitidas. Mesmo com os capítulos entregues com antecedência, uma prática comum na emissora, o erro persiste e se repete.
Trama repetida nas novelas da Globo
Segundo Vitor Peccoli, do Resumo das Novelas ON, esse problema de falta de planejamento já foi observado em outras ocasiões, como no mês passado, quando Mania de Você e Garota do Momento apresentaram tramas similares envolvendo reviravoltas com as mocinhas enfrentando tragédias, mas sobrevivendo para se vingar dos vilões.
No caso de Mania de Você, a questão do exame de DNA foi introduzida com o objetivo de descobrir se Tomás (Paulo Mendes) é realmente herdeiro de Henrique (Antonio Saboia), após Berta (Eliane Giardini) exigir o teste. A trama revelou que Ísis (Mariana Ximenes) havia mentido, algo que já estava planejado há algum tempo.
Em Volta por Cima, Violeta (Isabel Teixeira) pressionou Cacá (Pri Helena) a realizar um teste de DNA para saber se o bebê que ela espera é de seu falecido filho, Baixinho (Rodrigo Garcia). Essa situação, que será totalmente explorada nos próximos capítulos, também foi planejada desde o início, mas sua coincidência com o exame de DNA de Mania de Você gerou uma sobreposição.
Mania de Você é escrita às pressas
O colunista aponta que a falta de organização da Globo em relação à exibição dessas tramas no mesmo período é evidente. Mania de Você tem sido escrita em ritmo acelerado, o que dificulta o planejamento e a antecipação das situações, mas uma coordenação mais cuidadosa entre os autores poderia evitar essas coincidências.