Nos próximos capítulos da novela Cabocla, levada ao ar na tela da Globo, tomado pela dor da morte de Tomé, Tobias decidirá fazer justiça com as próprias mãos, indo atrás do homem que tirou a vida de seu cunhado para matá-lo.
Porém, o que Tobias nem imagina é que Tomé, mesmo morto, o impedirá de cometer a ação. Segundo publicado por Renan Santos, do site Resumo das Novelas, tudo começa com Tobias se preparando para vingar a morte de Tomé.
Enquanto ele cuida dos preparativos, Neco tentará convencê-lo a não cometer nenhuma loucura, deixando que a polícia tome conta de Desidério. Tomado pelo ódio, Tobias diz que não se trata apenas de vingar a morte de Tomé, mas sim de fazer o capanga revelar quem mandou espancar Neco e seu pai.
Neco não consegue impedir Tobias de ir em busca de vingança
Mesmo assim, Neco dirá que ele não pode agir de cabeça quente. Ao ver Tobias montar em seu cavalo, Neco intensificará seus apelos, mas terá todos eles recusados pelo amigo, que parte em busca de Desidério. No entanto, no caminho, Tobias vivenciará um dos momentos mais sobrenaturais de toda sua vida.
Tomé surgirá em espírito e sussurrará no ouvido de Tobias, pedindo que ele pare. Inicialmente confuso, Tobias parará e descerá do cavalo. Ao ver Tomé à sua frente, o peão ficará sem reação. Tomé pedirá que Tobias desista de fazer justiça com as próprias mãos, deixando que ele siga seu caminho em paz.
Tomé desiste de vingança
A aparição de Tomé deixará Tobias abalado. Sempre acostumado a resolver suas pendências na bala, o peão acatará o pedido do amigo e deixará a vingança de lado. O peão se torna um homem cada vez mais amargo.