Nem Fernanda, nem Montenegro: o nome oficial da renomada atriz brasileira é bem diferente

Conhecida como Fernanda Montenegro, nossa atriz de 95 anos de idade na verdade possui um outro nome.

PUBLICIDADE

Reconhecida como uma das maiores estrelas do cinema e teatro brasileiro, Fernanda Montenegro brilhou em clássicos como “Central do Brasil”, “O Auto da Compadecida” e “Eles Não Usam Black-Tie”. No entanto, poucos sabem que esse nome icônico é, na verdade, um pseudônimo artístico.

Sua trajetória começou cedo, aos 15 anos, quando iniciou carreira como locutora, atriz e redatora na Rádio Ministério da Educação e Saúde. 

Fernanda Montenegro explica a origem de seu nome artístico

Logo no início da carreira, Arlette Pinheiro Monteiro Torres escolheu o nome artístico de Fernanda Montenegro, que usa até hoje e ficou marcado na história brasileira.

“A rádio foi a universidade que eu não tive. Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa a la século 19. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou”, contou a famosa durante uma entrevista.

A atriz explicou que Fernanda foi utilizada porque era o nome da época do século 19, além de existir no Rio de Janeiro, uma garota de programa chamada Fernande. Já o sobrenome Montenegro veio por causa de um famoso médico de sua família.

Fernanda Montenegro ganhou grandes prêmios em sua carreira

Com quase um século de vida, Fernanda Montenegro acumula prêmios e honrarias inigualáveis. Foi a única atriz brasileira indicada ao Oscar, pelo papel em “Central do Brasil” (1998), que também lhe rendeu um Urso de Prata no Festival de Berlim e indicações ao Globo de Ouro.

Além disso, venceu um Emmy Internacional por “Doce de Mãe” (2012) e segue como um ícone do cinema, da televisão e dos palcos, inspirando gerações com seu talento inquestionável. Agora, 25 anos depois, Fernanda Torres seguiu os passos da mãe e se tornou a primeira mulher a conquistar o Globo de Ouro para o Brasil.