No último domingo, dia 5 de janeiro, a atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu trabalho no filme “Ainda Estou Aqui“. A artista superou outras grandes estrelas do cinema que também aguardavam com ansiedade pelo resultado da premiação. Essa é a primeira vez que uma brasileira ganha um Globo de Ouro nessa categoria.
O filme “Ainda Estou Aqui” retrata a vida de Eunice Paiva, brasileira que viveu na pele as dores da ditadura militar. Eunice sofreu ao ver seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser sequestrado por oficiais do regime e ter que conviver com seu desaparecimento por décadas.
Vídeo mostra Fernanda Torres ganhando o Globo de Ouro
Fernanda Torres homenageou sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, no momento em que ganhou o prêmio. Ela lembrou que a veterana esteve naquele lugar há 25 anos e que isso era muito especial para ela. Montenegro concorreu por “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.
“Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, declarou emocionada. Essa é a primeira vez que uma atriz do Brasil é laureada nessa categoria.
Produção não ganhou categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira
Em 1999, “Central do Brasil” havia vencido como Melhor Filme em Língua Estrangeira com por Fernanda Montenegro no papel principal. Ela vivia Dora, uma professora aposentada que escrevia cartas na estação mais conhecida do Rio de Janeiro, que conecta a cidade ao subúrbio e tem a vida transformada quando conhece um menino pobre e sua mãe. Na época, a atriz não ganhou na categoria de Melhor Atriz, diferente de sua filha. Dessa vez, o filme que levou a melhor foi o francês “Emilia Pérez“.
DISCURSO COMPLETO DE FERNANDA TORRES, VENCEDORA DO GLOBO DE OURO DE MELHOR ATRIZ.
“Eu quero dedicar esse prêmio a minha mãe que esteve aqui há 25 anos.” #GoldenGlobes pic.twitter.com/aeWdVSZmxh
— Nação Multiversal (@nmultiversal_) January 6, 2025
“Ainda Estou Aqui” é uma história real. O filme tem sido muito elogiado pela crítica e tem gerado uma torcida entre os brasileiros pelas conquistas fora do país.