Aos 84 anos, querido maestro João Carlos Martins é internado e passa por cirurgia; estado de saúde é atualizado

O músico passou por um procedimento cirúrgico para retirar a vesícula biliar; boletim médico foi divulgado.

PUBLICIDADE

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, foi hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para passar por uma cirurgia de remoção da vesícula biliar. Segundo o boletim médico divulgado neste último sábado (4), a operação foi realizada com êxito, sem nenhum tipo de complicação. O maestro está se recuperando bem no hospital.

Em nota divulgada pela assessoria de João Carlos Martins, foi informado que o maestro está se recuperando bem do procedimento cirúrgico. A cirurgia foi realizada pelo Prof. Dr. Raul Cutait e sua equipe médica e ocorreu sem nenhum problema. Durante sua recuperação, o músico será acompanhado pelas equipes dos médicos Raul Cutait e Roberto Kalil Filho.

Desde jovem, João Carlos Martins foi diagnosticado com distonia focal

A trajetória de João Carlos Martins é repleta de desafios e superação. Aos 18 anos, o pianista começou a apresentar os primeiros sintomas da distonia focal, uma condição neurológica que compromete os músculos e a coordenação.

Em 1965, aos 25 anos, João Carlos Martins sofreu um acidente durante uma partida de futebol em Nova York, nos Estados Unidos, que prejudicou os movimentos de três dedos. Trinta anos depois, em 1995, o maestro passou por outra dificuldade quando foi assaltado na Bulgária e atingido com uma barra de ferro na cabeça. O golpe resultou em lesões neurológicas que afetaram os movimentos da mão direita.

História de superação do maestro João Carlos Martins 

Em 2003, com o agravamento de sua doença neurológica, João Carlos Martins foi obrigado a se afastar do piano. No ano seguinte, ele se reinventou e passou a se dedicar à regência, estreando como maestro. Hoje, apesar das dificuldades impostas pela doença, o músico utiliza luvas biônicas para continuar tocando.