Apresentado por Maju Coutinho e Poliana Abritta, o Fantástico registrou em 2024 o pior desempenho anual de audiência desde sua estreia há mais de cinco décadas. O programa, que enfrentou queda contínua ao longo do ano, marcou média anual de 16,8 pontos na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país.
A última edição do ano também reforçou o momento difícil do programa, com apenas 13,5 pontos de audiência, desempenho que o torna a pior performance em uma data regular em toda a sua história. Essa edição superou o recorde negativo anterior, registrado em novembro.
Fantástico tem recebido críticas
A redução de investigações exclusivas, substituídas por ações publicitárias e matérias recicladas, gerou críticas tanto de telespectadores quanto da mídia especializada nos últimos anos. Além disso, o programa enfrentou a concorrência de outras atrações, perdendo parte do público que tradicionalmente acompanhava o jornalístico.
Reportagens dedicadas ao entretenimento e ao mundo das celebridades também geraram polêmica, podendo ter afastado quem buscava um enfoque mais jornalístico e investigativo. No ano passado, por exemplo, o Fantástico foi muito criticado quando dedicou parte de uma edição para a cobertura do show de Madonna enquanto parte da população do Rio Grande do Sul sofria com as enchentes que atingiram diversas regiões do estado.
Fantástico completa 52 anos neste ano
Completando 52 anos em 2025, o Fantástico enfrenta o desafio de se reinventar para reconquistar sua relevância. Desde 2001, o Show da Vida perdeu cerca de 3 milhões e 350 mil telespectadores somente na Grande São Paulo. Naquele ano, a média de audiência do programa foi de 34,3 pontos.