Globo coloca ponto final em antigo jornal e âncora despede: ‘Está terminando e este é o nosso último encontro’

Foram duas décadas sendo exibido para todo o Brasil e o âncora fez sua despedida na última exibição.

PUBLICIDADE

Na última terça-feira (31), a Globo deu adeus ao Brasil TV, que foi exibido pela última vez após 20 anos no ar. Criado em 2024, o telejornal tinha como objetivo preencher a lacuna deixada pela programação local da emissora, que não era transmitida para os telespectadores com antenas parabólicas.

Agora, com o fim do sinal analógico para esse tipo de antena, a Globo passará a transmitir a programação local diretamente para as regiões de cada telespectador. O apresentador Guilherme Peixoto foi o responsável por se despedir do público na última edição do programa.

O Brasil TV está terminando e este é o nosso último encontro. A partir de amanhã, você passa a receber o sinal local da sua cidade”, disse o jornalista. Guilherme Peixoto  fez questão de agradecer a toda equipe e também ao público, finalizando: “Obrigado pela sua companhia, uma ótima noite e feliz Ano-Novo”.

Jornal era produzido no Rio de Janeiro

O Brasil TV foi produzido nos estúdios da Globo no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e transmitido para todo o país. O programa surgiu para cobrir o intervalo deixado pela programação local da emissora nas parabólicas, substituindo desenhos e séries que antes eram exibidos nesse horário.

A mudança para o novo sistema de transmissão foi possível graças ao desligamento do sinal analógico das parabólicas, que ocorreu oficialmente em 31 de dezembro de 2024. Esse desligamento foi uma medida adotada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no contexto das mudanças necessárias para a implementação do 5G no Brasil.

Telespectadores terão imagem com melhor qualidade

Com a migração para a TV digital, um dos principais benefícios observados é a melhoria na qualidade de som e imagem, além do acesso gratuito à programação local das diversas regiões do país. Isso é possível porque o novo sistema de transmissão não interfere na Banda C, anteriormente usada pelas parabólicas, permitindo a operação do 5G.

A decisão de encerrar o Brasil TV faz parte desse processo de modernização das transmissões da Globo. A emissora quer garantir que os telespectadores tenham acesso a uma programação regional de maior qualidade, adaptada às novas tecnologias.