Maria Guilhermina, filha de 2 anos do ator Juliano Cazarré e da influenciadora Letícia Cazarré, segue internada com um quadro de infecções respiratórias. Letícia atualizou o estado de saúde da filha neste sábado (28), revelando que a pequena enfrenta um princípio de pneumonia, traqueíte e parainfluenza.
Para entender melhor a situação, a CARAS Brasil conversou com o infectologista um médico infectologista, que esclareceu cada um dos diagnósticos.
Segundo o médico, o “princípio de pneumonia” se refere ao estágio inicial da infecção nos pulmões. “Geralmente, começa com sintomas como febre, tosse e falta de ar”, explicou Marinho. A pneumonia, que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, tem tratamento e costuma apresentar melhora em até duas semanas, dependendo da causa e da gravidade.
O que é traqueíte?
A traqueíte, por sua vez, é uma inflamação na traqueia, canal que leva o ar para os pulmões, e pode causar tosse seca, rouquidão e dificuldade para respirar. Assim como a pneumonia, a traqueíte costuma ter cura entre uma a duas semanas.
O que é parainfluenza?
Já a parainfluenza, vírus que também pode causar pneumonia, não possui tratamento específico. “Geralmente, só medidas de suporte são responsáveis por controlar o quadro“, informou o infectologista. A recuperação total da parainfluenza também costuma ocorrer em um período de 7 a 14 dias.
O doutor ressaltou que, apesar de a parainfluenza poder causar quadros graves em crianças muito pequenas ou imunocomprometidas, geralmente se apresenta de forma leve ou moderada. No caso de Maria Guilhermina, o médico acredita que o quadro necessita de assistência médica para avaliar a gravidade e acompanhar a evolução, mas costuma ter boa resposta com as medidas de suporte.
“Concluindo: quando a gente fala do caso da Letícia Cazarré, a gente está falando de uma criança que está com uma pneumonia numa fase inicial”, finalizou Marinho, reforçando a importância do acompanhamento médico para garantir a recuperação da pequena Maria Guilhermina.