Em Tieta, Perpétua (Joana Fomm) vai arquitetar um plano para expor a irmã, Tieta (Betty Faria), diante dos moradores de Santana do Agreste. Determinada a desmascarar a rival, a beata tentará provar que a protagonista trabalhou como quenga e foi dona de um bordel em São Paulo, onde atuava como cafetina.
Na novela do Vale a Pena Ver de Novo, porém, seu plano sofrerá um revés inesperado quando o dossiê com as provas será destruído pelo fogo, levando os habitantes da cidade a duvidarem de sua sanidade mental.
Perpétua está desequilibrada em Tieta
Segundo Francisco Almeida, do Resumo das Novelas On, o padre Mariano (Cláudio Corrêa e Castro) será um dos primeiros a sugerir que Perpétua está fora de si e que talvez precise de cuidados médicos.
Sentindo-se humilhada e encurralada, a vilã se revoltará e confrontará Tieta. Durante o embate, Tieta reagirá à altura e arrancará a peruca da irmã em público, provocando a vergonha máxima de Perpétua, que fugirá desesperada para casa.
Em um estado cada vez mais perturbado, Perpétua terá uma alucinação ao chegar em casa. Ela enxergará o espírito de seu falecido marido e, tomada pela emoção, acreditará que ele voltou para buscá-la. Convencida de que chegou sua hora, ela se aproximará da visão e desaparecerá misteriosamente.
Sumiço de Tieta na novela do Vale a Pena Ver de Novo
No dia seguinte, Tieta estranhará o sumiço da irmã e, ao perceber que ela realmente não está mais na cidade, concluirá que Perpétua partiu de vez. Rumores começarão a surgir entre os moradores, e alguns afirmarão que ela foi vista nos arredores de São Gonçalo, mas sem maiores confirmações.