Amigos teriam encontrado Fernanda Britto ‘lúcida, sentada e comendo’ após irmã supostamente dizer que ela estava ‘clinicamente morta’, diz assessora

Irmã de Fernanda Britto, Martha Brandão tem sofrido uma série de acusações dos amigos da influenciadora que dava dicas de etiqueta na internet.

PUBLICIDADE

A influenciadora digital Fernanda Britto, conhecida por compartilhar dicas de etiqueta nas redes sociais, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, aos 64 anos. A notícia foi confirmada por administradores de seu perfil no Instagram, onde a criadora de conteúdo acumulava mais de 1,8 milhão de seguidores.

Fernanda Britto estava internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde 4 de dezembro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em 21 de novembro. Apesar da gravidade do quadro, um episódio envolvendo sua irmã, Martha Brandão, gerou grande repercussão e controvérsias nos últimos dias de vida da influenciadora.

Irmã é inserida em polêmica sobre estado de saúde de Fernanda Britto

Amigos afirmam que dias antes do falecimento de Fernanda Britto, Martha Brandão havia anunciado que a irmã estava “clinicamente morta” e com um quadro irreversível, mantendo-se viva apenas com ajuda de aparelhos. “No domingo, dia 8 de dezembro, Martha me comunicou que Fernanda havia sido declarada clinicamente morta, com um quadro irreversível, sendo mantida viva apenas por aparelhos”, relatou a assessora de Fernanda Britto, Stéphanie Murta, nas redes sociais.

Entretanto, amigos próximos da influenciadora, incluindo a assessora e Kadu Pacheco, contestaram essa versão após visitarem Fernanda Britto no hospital. Segundo eles, ao chegarem à unidade de saúde em 10 de dezembro, encontraram a criadora de conteúdo lúcida, sentada e comendo salada de frutas.

A surpresa foi grande, especialmente diante das declarações de Martha Brandão sobre a suposta irreversibilidade do quadro. Inclusive, após o encontro, a parente teria reagido de forma agressiva, expulsando Stéphanie Murta do quarto. Kadu Pacheco, no entanto, conseguiu permanecer com Fernanda por mais de uma hora.

“O que presenciamos foi inacreditável: Fernanda estava viva, lúcida, sentada e comendo uma salada de frutas. Martha reagiu de forma nervosa e nos expulsou do quarto, mas Kadu conseguiu permanecer com Fernanda por quase uma hora”, relatou a assessora.

Acusações contra a irmã de Fernanda Britto envolvem questões financeiras

Além da suposta distorção do estado de saúde de Fernanda Britto, Martha Brandão também foi acusada por amigos da influenciadora de agir com interesse financeiro nos últimos dias de vida da irmã. Em entrevista ao jornalista Leo Dias, Stéphanie Murta afirmou que a parente recusava constantemente o apoio oferecido por amigos e tomou decisões sem consulta ou consentimento, como sugerir que as campanhas publicitárias da influenciadora fossem publicadas rapidamente, alegando que a criadora de conteúdo iria durar pouco tempo.

Kadu Pacheco, que além de amigo, era sócio de Fernanda Britto, reforçou as acusações e relatou que Martha Brandão supostamente chegou a ocultar a gravidade do quadro de saúde da influenciadora dos anunciantes, para que a morte parecesse súbita. Ele também afirmou que o marido da irmã, que era contador da influenciadora, tinha controle sobre as finanças dela, o que teria facilitado a obtenção de empréstimos por parte da parente, somando mais de R$ 100 mil, sem nunca serem quitados.