Após ignorar os sintomas, Juju Salimeni é diagnosticada com doença, aos 38 anos

Juju Salimeni precisou cancelar todos os seus compromissos profissionais após passar mal durante um treino na academia.

PUBLICIDADE

A influenciadora e musa fitness Juju Salimeni, de 38 anos, usou as redes sociais na última terça-feira, dia 17 de dezembro, para desabafar sobre sua saúde mental. Após sofrer uma crise de pânico e ansiedade durante um treino, a famosa revelou aos seguidores que foi diagnosticada com a Síndrome de Burnout. A condição, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, foi confirmada por um médico, que recomendou o cancelamento de seus compromissos ao longo da semana.

Segundo Juju Salimeni, os sinais de esgotamento já vinham se acumulando. Sem férias, fins de semana ou dias livres há mais de 15 anos, ela relatou que se preocupa 24 horas por dia com compromissos, gravações, postagens e criação de conteúdos.

Os sintomas começaram a se manifestar de forma mais intensa durante um treino, quando ela passou mal e precisou de medicação para conter a crise. Mesmo após reduzir temporariamente as atividades, a influenciadora confessou que continua preocupada com as responsabilidades que a aguardam.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que resulta de situações de trabalho desgastantes, marcadas por pressão constante, alta responsabilidade e metas difíceis de alcançar. Ela é caracterizada por sintomas como cansaço extremo, nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como dores musculares, tonturas e alterações nos batimentos cardíacos.

Outros sinais incluem cansaço físico e mental, insônia, dificuldade de concentração, sentimentos de fracasso e isolamento. Esses sintomas, que podem começar de forma leve, tendem a se agravar com o tempo. Em casos extremos, a síndrome pode levar a um estado de depressão profunda.

O diagnóstico é feito por análise clínica e deve ser conduzido por especialistas, como psiquiatras ou psicólogos, que definem o tratamento mais adequado para cada caso. Buscar ajuda profissional ao primeiro sinal de esgotamento é essencial para evitar que os sintomas se agravem.

O impacto na carreira e os próximos passos

A agenda intensa de Juju Salimeni reflete o estilo de vida de muitas figuras públicas que vivem sob constante exposição e pressão. No entanto, a influenciadora deixou claro que pretende adotar mudanças no próximo ano para preservar sua saúde. “Vou fazer o que conseguir e, no próximo ano, vou diminuir esse ritmo porque, se a gente não para, somos parados à força”, desabafou.