No capítulo da novela Quando Me Apaixono que será exibido pelo SBT nesta segunda-feira, 16 de dezembro, Constanza tem uma conversa sincera com a enteada. Ela admite que não conseguiu se apaixonar por César e que vai terminar a relação com ele, a fim de que o rapaz não fique perdendo tempo com algo que não dará certo.
Adriana acha bom, afinal, era isso que ela queria quando decidiu seduzir César. O problema é que beijar o namorado da madrasta fez com que seus sentimentos ficassem confusos. Adriana não para de pensar em César. César também não entende por qual razão não consegue se esquecer daquele beijo, sendo que ele gosta é de Constanza.
Josefina exige que Roberta volte para a capital
Josefina decide visitar Antônio. O toureiro avisa que vai embora do país. Josefina fica incrédula. Antônio demonstra arrependimento por procurar Josefina e já não tem interesse em conquistar Regina, preferindo se afastar e deixar que ela seja feliz com Gonçalo.
Josefina fica brava pela rapidez que o novo aliado desistiu de seus objetivos. A vilã precisa que Roberta esteja na cidade para a ajudar a tirar o dinheiro de Regina. Josefina liga para Roberta e dessa vez a moça atende e revela estar na fazenda de Augusto com Renata. Josefina exige que a filha retorne para a capital o quanto antes. Roberta desliga o telefone e se incomoda com o controle da mãe.
Augusto se irrita com Renata
O padre Severino vai à fazenda de Augusto falar com Renata. No local, ele conhece Roberta. O padre convida todos para a festa de seu aniversário no povoado, e diz que o evento servirá para animar os moradores após os prejuízos da tempestade.
Renata gosta da ideia, e não só diz que irá no evento, mas garante que ela e Augusto estarão lá. Augusto fala com Renata, em privado, que ela não pode reclamar de seu controle e tomar decisões que o envolve sem o consultar. Augusto diz que irá na festa do padre, mas pede que Renata não volte a decidir por ele novamente. Renata pede desculpas pelo erro cometido.
Matilde foge e Lázaro confronta Carlos
Todos estranham que Matilde não sai do quarto. Os empregados da fazenda decidem adentrar o local usando uma cópia da chave. Ao entrar no quarto, descobrem que Matilde não está no local. A moça deixou duas cartas.
Lázaro lê a carta da irmã e descobre que ela foi embora da fazenda para que Carlos não entre em conflito com os pais por sua causa. O objetivo da moça é não ferir mais ninguém com a sua suposta maldição. Lázaro vai até a sala e confronta Carlos. O capataz de Jerônimo diz que sua irmã fugiu, e que se alguma coisa acontecer com ela, Carlos será o único responsável.