O teatro brasileiro perdeu, na noite da última segunda-feira (9), uma de suas figuras mais importantes. Orlando Miranda, ator, produtor e empresário teatral, faleceu aos 91 anos.
A notícia foi confirmada pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR) e pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). Em nota oficial, a SBAT destacou a relevância de Orlando Miranda para a cultura nacional.
A Associação começou o comunicado agradecendo o ator. Em seguida, escreveu: “Como membro do conselho gestor e apoiador de nossas ações de preservação e restauração, sua atuação foi imprescindível para a continuidade e o fortalecimento da nossa missão”.
Orlando Miranda encarou grandes desafios
A Associação dos Produtores de Teatro também enfatizou sua importância em momentos cruciais da história. “Com sabedoria, generosidade e coragem, ele ajudou a abrir caminhos durante os anos de maior repressão à cultura no Brasil”, destacou a nota.
A APTR também prestou homenagem ao artista por meio de suas redes sociais. “Nossos agradecimentos e todas as homenagens a esse ícone que ajudou a construir a história do Teatro Brasileiro e nossos sentimentos à família e aos amigos de Orlando”, registrou a associação.
Ator ajudou a fundar o Teatro Princesa Isabel
Orlando Miranda foi um pilar do teatro brasileiro, com uma carreira que ultrapassou seis décadas. Formado pela Escola de Teatro Martins Pena em 1959, ele foi um dos fundadores do Teatro Princesa Isabel, em 1963, ao lado de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga.
Localizado em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, o teatro tornou-se um marco da cena artística da época. O velório de Orlando Miranda acontecerá na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, na quarta-feira (11), a partir das 10h. Após a cerimônia, o corpo será cremado.