‘Não consigo’: repórter da Globo faz denúncia ao vivo e relata grave problema

Ananda Apple revelou que a população de São Paulo não tem encontrado várias vacinas.

PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (3), a repórter Ananda Apple aproveitou sua participação no Bom Dia São Paulo para expor uma queixa pessoal e ao mesmo tempo alertar para uma situação preocupante. Ela denunciou a falta de vacinas contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista.

Aos 63 anos, a jornalista integra o grupo prioritário e destacou que deveria ser imunizada a cada seis meses, mas não consegue encontrar a vacina disponível. O âncora Rodrigo Bocardi iniciou a pauta no jornal matinal, apresentando um levantamento exclusivo da produção do programa.

Levantamento feito pela produção do Bom Dia São Paulo mostra que falta vacina para a Covid-19 em todas as UBSs da capital. São 496 unidades nessa situação“, revelou. Bocardi informou ainda que está faltando imunizantes contra a dengue e influenza em diversas UBSs.

Jornalista apontou falha grave

Em seguida, Ananda entrou ao vivo diretamente do Planalto Paulista, na zona sul da cidade, para explicar o cenário. A jornalista detalhou que, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o último lote de vacinas contra a Covid foi enviado pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano.

A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu, a partir de janeiro desse ano, a cada seis meses um grupo específico tem que tomar a vacina contra a Covid, que são dos idosos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, também as pessoas com comorbidades“, informou. A jornalista explicou que as pessoas não estão conseguindo encontrar as vacinas.

Jornalista disse que também encontrou a vacina que precisa

Ananda ainda relatou sua própria experiência, ilustrando a gravidade do problema. “Eu, por exemplo, que sou de um desses grupos, não consigo tomar vacina há pouco mais de um ano. Deveria já ter tomado a segunda dose dessas de seis meses em setembro… E nada. Não achei em nenhuma das regiões que eu circulei”, lamentou.

Após o desabafo, o tema voltou ao estúdio com Rodrigo Bocardi, que informou as respostas das autoridades envolvidas. A Secretaria Municipal da Saúde justificou que está aguardando novos repasses dos imunizantes. Já a Secretaria Estadual da Saúde afirmou ter solicitado doses em outubro, mas não recebeu a quantidade necessária. Por sua vez, o Ministério da Saúde declarou que enviou 233 mil doses para São Paulo e que planeja enviar 8 milhões de doses aos Estados ainda em dezembro.