Alma Gêmea é um sucesso indiscutível, mas que já deu muito problemas para a Globo na Justiça

Novela Alma Gêmea é um sucesso de Walcyr Carrasco que já deu dor de cabeça para a Globo.

PUBLICIDADE

Reprisada no programa Vale a Pena Ver de Novo, Alma Gêmea se tornou um dos maiores sucessos da Globo nos anos 2000 e um fenômeno do horário das seis. A trama de Walcyr Carrasco, que girava em torno de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), rapidamente conquistou o público e foi um sucesso de audiência.

Contudo, apesar de todo o sucesso, a novela também trouxe grandes problemas para a emissora, incluindo acusações de plágio que marcaram a trajetória da obra.

Alma Gêmea deu dor de cabeça para a Globo

Logo após o início da novela, surgiram duas acusações de plágio contra o autor. O escritor Carlos de Andrade processou Carrasco, alegando que Alma Gêmea era uma cópia de seu livro, Chuva de Novembro, publicado em 1997.

Pouco depois, a escritora Shirley Costa também acionou Carrasco judicialmente, afirmando que a novela se baseava em seu romance Rosácea. Mesmo com as alegações, Walcyr Carrasco foi absolvido nas duas ações judiciais, mas as acusações geraram controvérsias e preocupação para a Globo.

Críticas contra a novela de sucesso da Globo

Apesar do êxito de audiência, Alma Gêmea não escapou das críticas da mídia. A jornalista Bia Abramo, da Folha de S. Paulo, considerou a novela cafona e criticou a caracterização dos personagens caipiras e indígenas, que considerou desastradas.

O jornalista Thomas Villena, do Jornal do Brasil, também teceu críticas severas, considerando a trama como ruim e apontando falhas nas atuações de boa parte do elenco. Mesmo com as polêmicas e críticas, a trama continuou a atrair grande público, se consolidando como um dos maiores sucessos da história das novelas da Globo.