Na última quinta-feira (28), o México e o mundo da arte perderam um de seus maiores ícones: Silvia Pinal, atriz lendária do cinema, teatro e televisão. A artista faleceu aos 93 anos, na Cidade do México.
A causa da morte foi uma infecção urinária, doença que a manteve internada desde o último dia 22. A triste notícia foi confirmada pela Associação Nacional de Intérpretes do México.
A Associação prestou uma belíssima e emocionante homenagem à atriz. “Lamentamos profundamente a morte da primeira atriz Silvia Pinal. Ela trabalhou com grandes diretores como Luis Buñuel e foi uma pioneira no teatro“, publicou a entidade em suas redes sociais.
Artista conquistou fãs em vários países
Silvia Pinal conquistou uma carreira brilhante e diversa, sendo reconhecida mundialmente por sua parceria com o renomado diretor Luis Buñuel. Entre os projetos marcantes está sua atuação em Viridiana (1961).
Esse trabalho em Viridiana lhe rendeu aclamação internacional e colocou o cinema mexicano em destaque. Além do cinema, a atriz também brilhou em diversas novelas.
La Asociación Nacional de Intérpretes comunica el sensible fallecimiento de nuestra socia intérprete, la primera actriz, Silvia Pinal. pic.twitter.com/scuA5Cfjwv
— Asociación Nacional de Intérpretes (@ANDIMexico) November 29, 2024
Atriz era muito querida pelos brasileiros
No Brasil, foi especialmente lembrada por seu papel na versão original de Carinha de Anjo. Silvia interpretou uma Madre Superiora para substituir Libertad Lamarque, falecida durante as gravações.
Em 2010, Silvia voltou às telas brasileiras em A Dona, novela exibida pelo SBT. Na trama, deu vida a Isabel Dorantes, uma personagem essencial na história, sendo tia da protagonista Valentina (Lucero) e mãe da vilã Ivana (Gabriela Spanic).