Neymar, que também foi jogador de futebol, teve sua carreira interrompida por um grave acidente de carro em 1992. Na época, ele estava visitando parentes em Santos e sofreu o acidente enquanto estava no automóvel com o filho, Neymar Jr., que ainda era um bebê de apenas quatro meses.
Durante o ocorrido, Neymar Jr. sofreu apenas um pequeno corte na testa, ainda que tivesse sido arremessado, ficando debaixo de uma das poltronas da frente do veículo. Já Neymar teve uma luxação na bacia, o que o afastou dos gramados por quase um ano. A lesão acabou impactando sua trajetória no esporte.
Neymar retornou aos gramados, mas encerrou a carreira e se dedicou aos bastidores do futebol
Mesmo com a pausa forçada, Neymar Pai retornou ao futebol em 1997 e conquistou o título Mato-Grossense pelo Operário. No entanto, foi nesse mesmo ano que ele decidiu se aposentar como jogador profissional.
Após deixar os campos, Neymar Pai optou por estudar Educação Física na Universidade Santa Cecília. A decisão foi motivada pela vontade de compreender melhor como orientar e apoiar o filho em uma possível carreira no futebol. Todos esses relatos estão na biografia Neymar, Conversa, Entre Pai e Filho.
Neymar se preparou para um eventual gerenciamento da carreira de Neymar Jr.
Desde cedo, Neymar percebeu o talento de Neymar Jr. e buscou a ajuda de profissionais capacitados para desenvolver o potencial do menino. Quando Neymar Jr. começou na base do Santos, em 2004, o jovem atleta tinha um salário de R$ 850.
Atualmente, Neymar Jr. é uma das maiores estrelas do futebol mundial. Seu contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, tem ganhos de R$ 1,7 bilhão por duas temporadas e vai até junho de 2025.