A TV Globo interrompeu sua programação na tarde desta quinta-feira (21), para noticiar que a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e antigos membros de sua gestão, acusados de envolvimento em um plano para tentar um golpe de Estado no Brasil.
A notícia foi dada pelo jornalista César Tralli durante o intervalo da reprise da novela Cabocla. “A Polícia Federal acaba de informar que concluiu o inquérito que apura as tentativas de golpe de estado depois das eleições de 2022”, disse o jornalista.
Grupo queria manter Bolsonaro como presidente
De acordo com a apuração da PF, o grupo teria formado uma organização criminosa com o objetivo de articular ações coordenadas para manter Bolsonaro no poder mesmo após sua derrota nas urnas de 2022.
O inquérito, iniciado no ano passado, foi encerrado apenas dois dias depois da prisão de quatro militares e um policial federal, acusados de conspirar para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Boletim apresentado por César Tralli no intervalo da reprise de "Cabocla". pic.twitter.com/gaTEqPkLaY
— Fatos Noticiados pelo Plantão da Globo (@FatosGlobo) November 21, 2024
Lista de indiciados conta com 37 nomes
César Tralli destacou que o relatório final da investigação feita pela PF tem 884 páginas. Além de Bolsonaro, outros nomes que atuaram em sua gestão também foram indiciados, como Braga Netto, Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Valdemar da Costa Neto. Ao todo, a lista dos apontados como envolvidos no plano que arquitetava um golpe de Estado possui 37 nomes. A decisão sobre apresentar ou não denúncias contra os indiciados ao STF ficará a cargo da Procuradoria-Geral da República.