Morre Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, aos 93 anos; luto de três dias é decretado em SP

Segundo nota oficial, Antônio Amaral de Carvalho estava internado com a saúde debilitada e veio à óbito nesta segunda-feira (4).

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (4), o Grupo Jovem Pan anunciou a morte de Antônio Amaral de Carvalho, o Seu Tuta, aos 93 anos. A perda do ícone da comunicação também foi lamentada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, que divulgou uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias.

Em nota, a Jovem Pan lamentou a morte de Seu Tuta ressaltando que o empresário revolucionou a história da Rádio Jovem Pan, além de ter feito história na televisão. A empresa diz que Antônio estava internado no Hospital Sírio Libânes, em São Paulo, com a saúde debilitada. “Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários”, disse a nota da Jovem Pan, ao relembrar um pouco Antônio Amaral de Carvalho.

Carreira de Seu Tuta

Ainda conforme informações divulgadas na nota oficial da Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho deu início a sua carreira como jornalista no final da década de 1940. Ao longo de sua carreira, Seu Tuta foi idealizador e apresentou várias atrações que marcaram gerações, tanto na rádio, quanto na televisão.

Passagem de Seu Tuta pela Record

Na década de 1960, Antônio foi contratado pela Record, onde criou festivais que marcaram época e chegaram a contribuir para a explosão de movimentos como a Jovem Guarda e Tropicália. Seu Tuta também formatou atrações como a Família Trapo, que contou com grandes nomes, como Jô Soares, Ronald Golias e Hebe Camargo, no elenco.

Tuta também foi responsável pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo em estádios fora do eixo Rio- São Paulo, além de ser o primeiro empresário do ramo da comunicação a apostar em transmissões em streaming pela internet. Na época, Tuta idealizou a Jovem Pan Online.