Nos próximos capítulos da novela Quando Me Apaixono, Gonçalo vai até o consultório do médico de Josefina. A recepcionista diz que o doutor está de férias e há mais de uma semana não dá notícias. Gonçalo fala que deseja falar com o médico sobre o caso de sua esposa.
A recepcionista sugere que ele fale com o médico que assumiu todos os casos do médico de Josefina e Gonçalo aceita. No consultório, o médico avalia a tomografia de Josefina e diz que esse exame não pertence a ela.
Gonçalo descobre que doença é uma farsa
O médico afirma que aquele exame é de uma paciente chamada Josefina Fernandes. Gonçalo pergunta se não podem ter se equivocado com os sobrenomes. O homem diz que não, pois Josefina Fernandes faleceu há anos por conta de um tumor cerebral.
O médico ainda revela para Gonçalo que ele conheceu esse caso de perto, pois atendeu Josefina em sua fase terminal. Gonçalo fica chocado e pergunta se isso é um sinal que sua esposa não está doente. O médico diz que não há nenhum exame naquele local que prove que ela tenha essa doença.
Gonçalo confronta Josefina
O médico sugere que Gonçalo volte com a esposa na clínica para refazer os exames e tirar todas as dúvidas. Ele concorda. Depois chega em casa e confronta Josefina. Ele pede que ela ligue para o médico, mas ao tentar, o telefone dá caia postal.
Gonçalo então a enfrenta perguntando como pôde fingir sua doença. Josefina se faz de vítima, chora e diz que está com um tumor cereal e desenganada. Gonçalo revela que já sabe que ela mentiu, e se uniu com o médico para o enganar.