Luto! Ao vivo, Globo confirma morte de um dos maiores nomes da música brasileira

Arthur Moreira Lima era pianista e lutava contra um câncer no intestino.

PUBLICIDADE

Durante o Jornal da Globo da última quarta-feira (30), o jornalista Bruno Tavares trouxe uma triste notícia: a morte de um dos maiores músicos do Brasil, o pianista Arthur Moreira Lima. O artista, que tinha 84 anos, estava hospitalizado há duas semanas em Florianópolis (SC), onde recebia tratamento contra um câncer no intestino. Segundo o jornal, o óbito foi confirmado no início da noite.

A cerimônia de velório ocorreu nesta quinta-feira (31), no cemitério Jardim da Paz, na capital catarinense. Carioca, natural do Rio de Janeiro, Arthur era reconhecido como um dos mais destacados pianistas do Brasil. 

Músico tocava piano desde os 6 anos

Arthur Moreira começou a estudar piano ainda criança, quando tinha 6 anos, sob a orientação de Lúcia Branco, que também formou outros importantes músicos, como Nelson Freire e Tom Jobim.

Sua trajetória de formação incluiu passagens pela União Soviética e pela França. Em 1965, Arthur participou do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, e garantiu a segunda colocação, um feito raro para pianistas brasileiros. 

Famoso por sua interpretação de peças românticas de Chopin e Liszt, o pianista também era apreciado pela sua habilidade com obras modernistas de compositores prestigiados como Villa-Lobos e Prokofiev. Além disso, destacou-se por interpretar músicas populares brasileiras e clássicos de choro e samba.

Arthur tinha mais de 100 discos gravados

Durante sua carreira, Arthur teve mais de 100 discos gravados e se apresentou em vários países. Por meio do projeto “Piano pela Estrada”, o músico levou o som do piano a comunidades, cidades do interior e escolas, democratizando o acesso ao piano e à música clássica.