Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) começa a se recuperar e, finalmente, retorna à sua mansão. Com Cristina (Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lúcia Torre) fora de cena, Serena (Priscila Fantin) assume o seu lugar como a companheira do botânico.
Na novela do Vale a Pena Ver de Novo, para celebrar essa nova etapa, ela e Rafael compartilham uma noite romântica que marca a perda da virgindade dela. Em um gesto de carinho, o mocinho diz que aquela será a casa dela, e a indígena, nos braços dele, se declara, expressando seu desejo de ser sua.
Serena e Rafael tem um breve momento feliz em Alma Gêmea
Conforme Francisco Almeida, do Resumo das Novelas On, na manhã seguinte, ao acordarem juntos pela primeira vez, Serena revela que se sente a mulher mais feliz do mundo. Entretanto, mesmo com a felicidade da noite anterior, a jovem não terá tempo para engravidar e ter um bebê do seu grande amor.
Nos dias seguintes, Cristina intensifica suas maldades, tornando-se uma constante ameaça à paz do casal. Preocupados com os planos malignos da vilã, Rafael e Serena decidem focar em colocá-la atrás das grades, sonhando com um futuro juntos, longe de suas intrigas.
Enredo trágico na novela do Vale a Pena Ver de Novo
O enredo toma um rumo trágico no último capítulo, quando Cristina, em um momento de desespero, atira em Rafael. O impacto da cena é devastador, pois Serena, ao ver o amado ferido, sente seu coração parar e também perde a vida.
Em meio a essa tragédia, Terê (Davi Lucas) é adotado por Rafael e passa a viver na mansão. Junto a Felipe (Sidney Sampaio), eles se tornam os únicos herdeiros da fortuna de Rafael e assumem a administração de suas empresas, incluindo o famoso roseiral.