Esta é a grande maldade que Nahum fez com Mércia em Mania de Você

A personagem de Adriana Esteves deixa de ser a vilã para se tornar uma das maiores vítimas da trama.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Mania de Você testemunharão nos próximos capítulos uma revelação que promete chacoalhar a trama e a vida de vários personagens. Nahum (Angelo Antonio) confidenciará a Mavi (Chay Suede) que Mércia (Adriana Esteves), sua ex-mulher, vive atormentada pela culpa da suposta morte de um filho que teve antes do hacker.

A criança, que ela acreditava ter perdido em um acidente doméstico, é, na realidade, Iberê (Jaffar Bambirra) – o suposto irmão de criação de Rudá (Nicolas Prattes). Criado por Moema (Ana Beatriz Nogueira) como seu “sobrinho”, Iberê cresceu alheio a sua origem e com um caráter ambicioso, mais semelhante ao de Mavi do que qualquer outro membro da comunidade.

O segredo sobre o verdadeiro filho de Mércia

A revelação de Nahum deixará Mavi desconcertado e o aproximará do mistério do passado de sua mãe, que ele busca para encontrar o cúmplice desconhecido de Mércia. Na versão que Nahum compartilha com o hacker, a ex-mulher sofreu um trauma irreparável com a perda do bebê e, ao dar à luz Mavi, sentiu-se incapaz de cuidar dele, carregando a culpa e o medo de reviver o que acreditava ser um erro fatal. O verdadeiro enredo, porém, é muito mais sombrio: Nahum arquitetou uma vingança ao separar Mércia de seu filho. Por ciúme e despeito, ele entregou a criança a Moema e fez a mulher acreditar que o bebê havia morrido. Dessa forma, Mércia carregou essa dor como parte de sua trajetória sombria e de seus transtornos psicológicos.

A conversa reveladora com Moema

Segundo a redação do Na Telinha, nos próximos capítulos, Nahum e Moema terão uma conversa que expõe o passado do rapaz criado pela caiçara como “sobrinho”. Durante o diálogo, Moema deixa claro que conhece a origem de Iberê, e reprova a atitude de Nahum. Ela o confronta, relembrando que ele cometeu uma crueldade ao permitir que Mércia acreditasse na morte do filho e que, apesar do segredo compartilhado, não aprova o destino que a história tomou. “O que você fez com a Mércia, e eu acabei encobrindo, foi um crime horroroso. Deixar a mulher achando que perdeu um filho, quando não perdeu, tudo pra se vingar, por causa de ciúme!”, dirá Moema.

Moema também revela que inicialmente foi enganada por Nahum e aceita criar Iberê porque se apegou ao menino, acreditando na versão de que era órfão. “Eu não devia ter aceitado ficar com a criança, fiquei porque me encantei por ela. E você disse que a pobre era órfã“, desabafa a tia de Rudá. Nahum tenta amenizar sua culpa ao justificar que, ao menos, poupou o menino de crescer sob a guarda de Mércia, alguém que ele considera instável. “Você fez um bem, Moema, poupou o menino de uma mãe maluca, da criação horrível da Mércia. Para ele, foi um livramento“, argumenta ele.

Moema, no entanto, não compartilha da visão de Nahum sobre os “benefícios” dessa criação. Apesar de ter sido criado pela caiçara com zelo, Iberê mostra traços de personalidade que destoam de seu lar adotivo e espelham o comportamento desonesto de Mavi. “Pode ter sido maldição! Eu criei o Iberê, mas não adiantou. Ele virou um mau-caráter. Estava no sangue, vai ver. E, também, quem sabe a Mércia não teria virado essa louca se não achasse que o filho morreu?”, lamenta Moema, antes de encerrar a conversa e mandar Nahum embora.

A revelação desse segredo altera drasticamente o panorama da trama e adiciona novas camadas de drama aos personagens. Nesse cenário, é bem provável que Mércia deixe de ser vista como vilã por boa parte do público.