TV Globo muda tudo, e Mércia deixa de ser vilã para se tornar a maior vítima de Mania de Você

Apresentada como uma vilã implacável, Mércia teve sua vida destruída por dois homens ruins.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Mania de Você testemunharão nos próximos capítulos uma virada no desenvolvimento de Mércia (Adriana Esteves), a enigmática governanta que, embora tenha iniciado a trama como uma vilã implacável, passará a despertar compaixão ao ter seu passado traumático e suas motivações revelados.

Com uma vida marcada pelo abandono e pelos traumas, a personagem carregará um histórico de dor, revelando traços de uma infância sofrida e o peso de ser responsabilizada pela morte de um filho. Criada em um orfanato ao lado de Molina (Rodrigo Lombardi), o parceiro de crimes que compartilhou com ela uma jornada perversa na primeira fase da novela, Mércia revela-se uma sobrevivente de uma série de atrocidades cometidas por homens próximos.

O passado sombrio com Nahum

Aos poucos, o pacato Nahum (Ângelo Antônio), que aparentava ser apenas um pai substituto para Mavi (Chay Suede), deixará escapar seu lado cruel, revelando-se como uma figura responsável por grandes tragédias na vida de Mércia. Em um dos próximos episódios, o público verá que Nahum arrancou o filho deles dos braços da mãe de maneira fria e vingativa, manipulando Mércia para acreditar que causou a morte do bebê. Em uma jogada ainda mais calculada, ele entregou o menino para a adoção, e a criança foi criada por Moema (Ana Beatriz Nogueira) como um órfão comum. Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, com essa descoberta, Mércia perceberá que Iberê (Jaffar Bambirra), criado por Moema, é, na verdade, seu filho biológico, com quem ela nunca teve a chance de conviver.

Esse segredo atormentador faz com que Nahum carregue certo arrependimento, mencionado vagamente a Moema em diálogos recentes. É provável que, movido por culpa, ele tenha assumido a criação de Mavi – embora a relação entre os dois sempre tenha sido marcada por distanciamento e até desprezo, como as constantes reclamações que Nahum fazia sobre o comportamento do herdeiro.

Mudança na percepção do público em relação a Mércia

Aos olhos do telespectador, a trajetória de Mércia começa a mudar de figura, trazendo à tona um contexto trágico e justificando alguns de seus comportamentos irracionais. Anteriormente retratada como uma antagonista cruel e calculista, a personagem agora ganha tons de vulnerabilidade e angústia. Não é surpresa, portanto, que a sanidade mental de Mércia esteja abalada, considerando o acúmulo de traumas e manipulações que sofreu ao longo de sua vida. A revelação de seu passado torna compreensível a forma como ela, por vezes, defende os atos de Mavi – mesmo quando eles são completamente incoerentes, como sua insistência para que ele se case com Luma (Agatha Moreira) depois de enganá-la e tirar vantagem financeira dela.

Ao guardar o pen-drive que incrimina Mavi pelo assassinato de Molina, Mércia parece buscar um controle que nunca teve em sua vida. Suas ações, cada vez mais complexas e imprevisíveis, desafiam as definições de heroísmo e vilania, sugerindo que ela talvez esteja apenas tentando proteger o que lhe resta, ainda que de maneira distorcida.

Globo muda a rota de Mania de Você

Antes do lançamento de Mania de Você, o autor João Emanuel Carneiro havia mencionado Mércia como a antagonista central da trama, enquanto Adriana Esteves também fazia mistério sobre o caráter da personagem. No entanto, as recentes revelações sugerem que a governanta pode estar caminhando para uma nova direção na história, ganhando tons mais humanos e revelando o impacto de seus traumas de infância, relacionamentos destrutivos e seu filho vingativo. Com um roteiro imprevisível, os próximos capítulos prometem aprofundar ainda mais as camadas dessa personagem enigmática e conferir uma empatia inesperada à figura que antes era vista como a maior vilã da história.