Na tarde desta quinta-feira (24/10), o público que acompanhou a trajetória do lutador de boxe Maguila recebeu com imenso pesar a notícia de sua morte. O ex-boxeador tinha 66 anos e estava recebendo cuidados em uma casa de repouso.
A notícia da morte de Maguila foi divulgada há pouco pelo jornalista da Record Reinaldo Gottino, apresentador do Balanço Geral SP e logo repercutiu, pois ele era um nome importante do esporte brasileiro. Irani Pinheiro, a companheira do famoso, havia informado em março deste ano que ele travava uma batalha contra uma doença degenerativa.
Morre Maguila, um dos maiores lutadores de boxe do Brasil, e esposa lamenta
Irani Pinheiro, esposa de Maguila, conversou com Reinaldo Gottino na tarde desta quinta-feira. A viúva, ainda muito abalada, falou por telefone com a equipe e disse que o marido estava internado há 28 dias. Ela ainda lamentou a perda. “Dia muito triste“, desabafou. Segundo Irani, o ex-atleta havia sido diagnosticado com doença há 18 anos e que recentemente foi diagnosticado um nódulo no pulmão.
Maguila foi vítima de demência pugilística. O ex-lutador havia sido diagnosticado com ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença semelhante ao mal de Alzheimer, provocada por repetitivos golpes na cabeça.
A condição afeta principalmente pugilistas. Até o encerramento desta notícia, as informações sobre o velório e o sepultamento do ex-pugilista ainda não haviam sido divulgadas. Nas redes sociais, muitos fãs lamentam a perda.
Maguila conseguiu títulos importantes ao longo da carreira
Nascido José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila tinha apenas 22 anos quando participou da final da Forja dos Campeões, uma das competições de boxe mais tradicionais do Brasil. Na época, ganhou seu primeiro título.
No torneio, que foi realizado no ano de 1981, Maguila conseguiu vencer 5 rivais. Mais tarde, após ganhar o primeiro título brasileiro, o atleta conseguiu o Sul-Americano, das Américas e Mundial.