Morre Maguila, aos 66 anos, e Popó reage: ‘Eterno campeão’

Notícia foi confirmada pela esposa do atleta ao programa Balanço Geral, na Record.

PUBLICIDADE

Morreu o boxeador Maguila nesta quinta-feira, 24 de outubro, aos 66 anos de idade. José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido popularmente pelo seu apelido ‘Maguila’, foi campeão em 77 lutas após competir 85 vezes pelo Brasil. Maguila tinha apenas um empate e sete derrotas em seu currículo.

Maguila sofria de demência pugilística, que foi diagnosticada no ano de 2013. O atleta também possuía encefalopatia traumática crônica (ETC), que é parecida com o Alzheimer. Segundo o site R7, a ETC é causada por repetidos golpes na cabeça e seria muito comum entre atletas da modalidade de Maguila.

Maguila, grande campeão brasileiro, morre aos 66 anos

A esposa do boxeador, Irani Pinheiro, disse ao Balanço Geral que Maguila havia morrido nesta quinta-feira (24/10). O pugilista morava em uma casa de repouso desde 2017.

Nascido em Aracaju, Maguila ganhou seu apelido por conta de uma suposta semelhança com o desenho animado famoso. Ele competia na categoria peso-pesado.

Ao saber da morte do ídolo, o boxeador Popó fez uma publicação em sua homenagem. O atleta escreveu em sua rede social na legenda de uma foto: ‘Descanse em paz, meu eterno campeão”

Carreira de Maguila é inspiração para muitos atletas

O campeão Maguila começou no esporte sendo ajudado pelo narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista assessorou o atleta por meio de sua empresa e conseguiu colocá-lo entre os melhores do Brasil. 

Maguila lutou como Jimmy Ellis, George Foreman e Muhammad Ali. Maguila foi campeão, em 1995, pela Federação Mundial de Boxe. Fora do mundo da luta, Maguila fez humor na TV e também gravou um samba chamado ‘Vida de Campeão’. Maguila também tentou ser deputado federal pelo PEN em 2010 e não ganhou.