Recentemente, uma discussão sobre o futuro da novela e o caminho que a trama pode seguir para reconquistar o público tocou nos pontos negativos de Mania de Você. Silvio de Abreu e Mauro Alencar, especialistas no gênero, deram suas opiniões sobre os problemas enfrentados pelo folhetim no vodcast Dois Pontos, do Estadão.
Ambos acreditam que, embora a novela esteja em crise, ela pode ser salva com as mudanças certas. O diagnóstico inclui a necessidade de um grande evento e a criação de um herói convincente para cativar os telespectadores.
Assassinato de Molina teve vários erros
Para Silvio de Abreu, ex-diretor de Dramaturgia da Globo, o ponto de maior dificuldade em Mania de Você foi a maneira como o assassinato de Molina (Rodrigo Lombardi) foi construído. Segundo ele, a armação em torno da morte do empresário soou “completamente falsa”, o que afastou o público, que não conseguiu acreditar na trama. Abreu destacou que, para uma novela funcionar, é preciso que ela seja crível, independentemente de ser comédia ou drama: “Se o telespectador não acredita no que está vendo, ele não se emociona, não se envolve.”
O especialista criticou a falta de clareza nas informações cruciais para o desenvolvimento da história. No caso do assassinato de Molina, a execução foi confusa, e as ações dos personagens não geraram o impacto necessário para que o público se envolvesse com o mistério. Ele mencionou que a maneira como o mocinho Rudá (Nicolas Prattes) reagiu após ser acusado pelo crime foi inconsistente: “Não se discute nada, não se fala nada. O mocinho simplesmente foge, e a mocinha, que presenciou tudo, não diz nada na delegacia, deixando o público sem respostas claras.”
Mania de Você precisa de um herói
Mauro Alencar, por sua vez, ressaltou a importância de um herói bem construído em qualquer novela. Embora os vilões muitas vezes ganhem destaque, o público precisa de um mocinho para torcer e se identificar. No caso de Mania de Você, faltou um protagonista com quem os telespectadores pudessem se conectar emocionalmente. Ele citou como exemplo a novela Volta por Cima, que, segundo ele, tem uma construção exemplar de personagens.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, a crise de audiência de Mania de Você desde sua estreia é um indicativo de que ajustes são necessários. Tanto Abreu quanto Alencar concordam que a novela precisa de um grande evento que marque um novo ponto de partida e gere impacto entre o público. A inclusão de elementos mais bem trabalhados e um herói convincente poderia redirecionar o folhetim e trazer o público de volta.
A crítica também se estendeu à falta de investigação policial convincente dentro da trama. Abreu lembrou que não houve sequer uma análise das impressões digitais na arma que matou Molina, algo que teria dado mais credibilidade à história. “Eu acho que esse equívoco afastou muito o público de acreditar na história. Daí para a frente, tudo passa a ser uma bobagem“, disse ele.
Se o autor João Emanuel Carneiro seguir as sugestões dos especialistas, Mania de Você pode ter um renascimento. A novela ainda tem tempo para recalcular a rota e, com uma virada de peso, reconquistar a audiência e o interesse do público, como já aconteceu em outras tramas.