Vladimir Carvalho, considerado um dos nomes mais importantes do cinema nacional, morreu nesta quinta-feira (24), aos 89 anos. O cineasta sofria com problemas nos rins e estava hospitalizado há três semanas, em Brasília. De acordo com informações confirmadas pelo Metrópoles, o artista morreu vítima de um infarto.
Em janeiro deste ano, para celebrar a chegada de seus 89 anos, Vladimir exibiu o filme O País de São Saruê, primeiro longa-metragem de sua carreira, no Cine Brasília.
Na ocasião, o cineasta fez um discurso ressaltando que o longa O País de São Saruê foi gravado na década de 1970. “E está conquistando uma sobrevida com a nova versão em 4K. Estou muito feliz”, celebrou ele.
O filme em questão aborda a questão envolvendo a seca e a reforma agrária na Região Nordeste.
Carreira de Vladimir Carvalho
O cineasta Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana, em 1935, e escolheu a região de Brasília para constituir uma carreira de sucesso. O profissional fez parte tanto do cinema novo, quanto de obras clássicas do cinema nacional. Uma das obras mais recentes de Vladimir foi Rock Brasília – Era do Ouro, lançado em 2011, que fala sobre o sucesso desse gênero musical no país.
Cineasta fundou o curso de cinema da Universidade de Brasília
Além de uma carreira de muito sucesso no mundo do cinema, Vladimir também fez história ao se tornar um dos fundadores do curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB). O profissional deu início a sua trajetória no centro de ensino no ano de 1969, quando recebeu um convite de Fernando Duarte.