As Eleições municipais realizadas no último final de semana em todos os municípios brasileiros contaram com muitos candidatos da mídia. Vários artistas e celebridades arriscaram uma das cadeiras dos cargos de vereadores e de prefeitos em diferentes lugares do país.
Em São Paulo, o apresentador José Luiz Datena, do Brasil Urgente, da Band, foi a aposta do PSDB na tentativa de retomar o controle tucano sobre a maior cidade do Hemisfério Sul. Contudo, o candidato ficou muito abaixo do esperado, acumulando cerca de apenas 2% dos votos dos eleitores paulistanos.
Alexandre Frota e Thammy Miranda permanecem na política
Dentre os famosos que conseguiram se eleger vindos da mídia estão nomes que já estão consagrados, também, na política. São os casos de Alexandre Frota, que concorreu pelo PDT, e Thammy Miranda, do Republicanos. O ex-deputado federal, outrora bolsonarista, ocupará um assento na Câmara dos Vereadores de Cotia, em São Paulo, enquanto o filho de Gretchen segue no legislativo paulistano, ao lado da cubana Zoe Martinez, do PL.
Veja alguns dos candidatos que tentaram, mas que não foram eleitos
Apesar dos artistas bem-sucedidos, muitos outros não obtiveram o mesmo sucesso. Na cidade de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, o apresentador do Balanço Geral, da Record, Mauro Tramonte, concorreu como prefeito e obteve uma votação expressiva, com 15,22%, mas que não foi capaz de levá-lo ao segundo turno.
Em Ubatuba, no interior do estado de São Paulo, a apresentadora, atriz, jornalista e radialista Cristina Poshaska tentou uma vaga como prefeita. Contudo, alcançou apenas 0,77% dos votos válidos.
Estreando na política, Dudu Camargo, ex-apresentador do SBT, alcançou apenas 1,5 mil votos na cidade de São Paulo e não se elegeu. O mesmo aconteceu com Luísa Mell, Alexandre Corrêa, Léo Áquilla, Sandrão do RZO, Tandara do Vôlei, Wellington Camargo, Zilu Camargo, Marquito e Renata Del Bianco, que tentaram um assento no legislativo paulistano, sem sucesso.
No Rio de Janeiro, o ator Mário Gomes, que esteve com o nome em evidência na mídia após ser despejado de sua mansão, também não conseguiu se eleger. Ainda na Cidade Maravilhosa, nomes como Waguinho, Lúcia Gagliasso, Babu Santana e Bebeto tentaram o mesmo objetivo, igualmente sem sucesso.