A Fazenda Talismã, na qual fiscais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) encontraram seis homens, incluindo um adolescente menor de idade, em condições de trabalho análogo à escravidão, pertence ao cantor sertanejo Leonardo e está localizada na cidade de Jussara, no interior do estado de Goiás. A propriedade acumula mil hectares, nos quais a principal atividade desenvolvida é a pecuária bovina, com mais de cinco mil cabeças de gado.
Os animais mantidos na propriedade têm as mais diversas finalidades, como recria, engorda e vendas em leilões. O nome Talismã faz alusão a um sucesso de mesmo nome da dupla Leandro & Leonardo, de 1990.
Fazenda Talismã esbanja luxo
A propriedade conta com uma mansão principal, além de quadras esportivas, piscina, churrasqueira, curral, área de jogos, lago e veículos para diversão, como jetski e quadriciclo. Nas redes sociais, sobretudo pela nora famosa, Virgínia Fonseca, vários detalhes da fazenda já foram expostos ao público. “Se a gente for de uma ponta a outra, é uma caminhada”, disse uma vez a apresentadora do SBT.
Homens são encontrados em condições de trabalho análogo à escravidão na Fazenda Talismã
O cantor sertanejo, cujo nome verdadeiro é Emival Eterno da Costa, foi incluído na chamada “lista suja” do trabalho escravo no Brasil. Em novembro de 2023, os fiscais encontraram cinco homens e um adolescente de 17 anos em condições degradantes de trabalho em uma casa abandonada dentro da propriedade.
O espaço não tinha banheiro, nem água potável. Além disso, havia infestação de pragas como morcegos e insetos. As camas eram improvisadas com tábuas de madeira por cima de galões de agrotóxicos. Os fiscais também mencionaram um forte odor fétido exalado do interior da precária acomodação.
Em nota enviada ao jornal O Globo, a assessoria de imprensa de Leonardo disse que o caso já foi julgado pela Justiça, com os trabalhadores recebendo a devida indenização. Além disso, a defesa do músico destacou que o espaço estava arrendado a um produtor rural, que seria o devido responsável pelas condições de trabalho degradantes sob as quais os homens foram encontrados.