Após enfrentar uma série de desafios que incluem uma queda acentuada na audiência e demissões significativas, o SBT busca renovação e força espiritual para superar a crise. Quase dois meses após o falecimento de Silvio Santos, o fundador e figura icônica da emissora, o canal promoveu um momento de oração conduzido pelo pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, como parte de uma tentativa de reverter o cenário conturbado.
A iniciativa aconteceu durante uma gravação do programa Tá na Hora, telejornal policial que estreou em março deste ano e já passou por ajustes desde então. O evento religioso contou com a presença de figuras importantes da emissora, como Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos. Ela tem liderado a programação do canal desde o falecimento do pai, mas, até o momento, os resultados não têm sido satisfatórios, à exceção de programas como Pod Night, exibido de madrugada, e Sabadou com Virginia, nas tardes de sábado.
Pastor foi convidado
A crise de audiência do SBT já dura 56 meses consecutivos, período no qual a emissora tem sido consistentemente superada pela Record TV na média nacional. Com a saída de apresentadoras de peso, como Regina Volpato, Eliana, Christina Rocha e Chris Flores, além de diretores como Murilo Fraga e Ariel Jacobowitz, o canal enfrenta uma das fases mais desafiadoras de sua história recente.
O momento de oração no SBT foi encarado como uma tentativa de buscar novos rumos e, talvez, uma influência maior de líderes religiosos dentro da emissora. O pastor André Valadão, por exemplo, não só conduziu o momento espiritual, como também foi convidado por Daniela Beyruti para conhecer os estúdios do Complexo Anhanguera, sede do canal, inaugurado em 1996.
A presença de Valadão reflete o crescente papel de influenciadores religiosos na emissora, algo que contrasta com a herança judaica de Silvio Santos. Outro nome ligado ao movimento evangélico, André Vitor, também tem ganhado espaço no SBT, com crachá e acesso privilegiado à sede do canal, além de oferecer sugestões sobre a programação.
O SBT completará 43 anos
O SBT, que completa 43 anos de existência, parece estar em uma fase de transição, tentando equilibrar a herança deixada por Silvio Santos com as demandas atuais do mercado televisivo e de seu público, cada vez mais volátil. As próximas decisões de programação e liderança serão cruciais para determinar o futuro da emissora.