A jornalista Fátima Sampaio concedeu uma entrevista ao programa Fantástico, veiculada pela Rede Globo na noite do último domingo, dia 07 de outubro. Na ocasião, comentou a respeito do falecimento de seu companheiro, o ex-âncora do Jornal Nacional Cid Moreira (1927-2024), que perdeu a vida na última quinta-feira, dia 03 de outubro, aos 97 anos de idade.
Abalada, Fátima Sampaio disse que Cid Moreira e ela haviam firmado um acordo. Segundo ela, os dois estavam se preparando para as comemorações dos 100 anos de vida do jornalista. Lamentando o óbito de seu companheiro, lamentou a partida do ex-âncora antes disso.
“Eu achei que a gente ia comemorar os 100 anos. Eu combinei isso com ele, e ele não cumpriu a parte dele”, declarou Fátima Sampaio, muito emocionada, em conversa com a jornalista Maju Coutinho.
Cid Moreira permaneceu lúcido
A jornalista disse que Cid Moreira, aos 97 anos de idade, estava plenamente lúcido. Segundo ela, o companheiro, até o fim da vida, seguiu tomando decisões e arcando com as próprias responsabilidades. Além disso, seguia estudando, focando-se, neste momento, nas inovações geradas pelas inteligências artificiais. “Ele tomou decisões, perguntava da casa, ele estava estudando tudo de inteligência artificial”, relatou.
Cid Moreira terá a voz manejada pela inteligência artificial
Inclusive, Fátima Sampaio disse que a voz de Cid Moreira será manejada por inteligência artificial em um projeto inovador. A ideia é converter a narração da Bíblia Sagrada, que ele originalmente fez em Língua Portuguesa, em vários outros idiomas, a fim de espalhar o conteúdo por todo o planeta. “Um trabalho lindo, que vai ficar aí pra sempre. Não é herança, é um legado, vai ficar pro mundo”, prometeu, sem revelar, contudo, quando o projeto começará.