Graças a um contrato vitalício, Cid Moreira recebeu generosos salários da TV Globo até o dia de seu óbito

Cid Moreira, ícone do telejornalismo, faleceu aos 97 anos, encerrando também seu contrato vitalício com a Rede Globo.

PUBLICIDADE

Cid Moreira, o primeiro âncora do Jornal Nacional e uma das figuras mais emblemáticas do telejornalismo brasileiro, faleceu na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro. A relação do jornalista com a TV Globo, onde se consagrou, era tão forte que ele mantinha um contrato vitalício com a emissora. Com seu falecimento, a data de sua morte marca também o fim desse vínculo histórico com o canal.

O chamado “contrato sênior” ou “contrato vitalício” foi estabelecido pela Rede Globo com profissionais que fizeram história na emissora, como Cid Moreira. O acordo previa que, a cada três a cinco anos, o contrato fosse renovado automaticamente, sem burocracia, e o profissional apenas era informado sobre a renovação, com salário mantido em ótimos níveis.

Cid Moreira e outros famosos foram contemplados com o contrato vitalício

O objetivo era assegurar que essas personalidades seguissem ligadas ao canal, sendo recompensadas pela contribuição ao sucesso da emissora. Vários outros nomes importantes do cenário televisivo também possuem esse tipo de contrato, como Sérgio Chapelin, colega de Cid no Jornal Nacional, além de grandes atores como Betty Faria, Carlos Vereza e Fernanda Montenegro.

Contrato de Cid Moreira seria renovado no fim deste ano

A última renovação do contrato de Cid Moreira ocorreu em setembro de 2019, com duração de cinco anos, o que significava que o vínculo atual venceria no fim de 2024. A TV Globo, já ciente desse prazo, estava pronta para renovar o contrato novamente, quantas vezes fosse necessário, enquanto Cid estivesse vivo.

De tão forte o vínculo entre a TV Globo e Cid Moreira, a notícia do óbito do jornalista foi dada em primeira mão pela emissora carioca e em poucos minutos após a confirmação. A atual companheira dele, Fátima Sampaio, telefonou diretamente para Patrícia Poeta, que estava no ar com o programa Encontro, para passar a informação.