Globo confirma exclusão de participante em debate em São Paulo; cinco candidatos vão participar

Emissora definiu os cinco concorrentes que estarão presentes no debate.

PUBLICIDADE

A TV Globo confirmou a presença de Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, no último debate do primeiro turno das eleições municipais. O encontro está marcado para esta quinta-feira (3), às 22h, e será o 11º debate do ciclo inicial da campanha eleitoral.

Além de Marçal, o debate contará com a participação de outros quatro candidatos: Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Contudo, a emissora decidiu excluir a candidata Marina Helena, do partido Novo, sem oferecer maiores explicações sobre o motivo de sua ausência.

Candidata é vetada e não participa de debate

A ausência de Marina Helena gerou questionamentos. A TV Globo não forneceu detalhes específicos sobre a razão pela qual ela não foi convidada. A participação de Pablo Marçal no debate chegou a ser incerta devido a uma regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a legislação, as redes de televisão têm a prerrogativa de convidar apenas os candidatos de partidos que possuam ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. Essa norma foi usada pela emissora para determinar os critérios de convite aos debates, sendo adotada em várias capitais brasileiras para os debates do dia 3 de outubro. O PRTB não elegeu nenhum deputado em 2022.

César Tralli irá mediar debate em São Paulo

No caso específico de São Paulo, a aplicação dessa regra parece ter sido usada para justificar a exclusão de Marina Helena. O partido Novo, ao qual ela pertence, não possui a representatividade mínima no Congresso exigida pela legislação eleitoral para garantir convites automáticos aos debates televisivos. O debate desta quinta-feira será o último encontro entre os candidatos a prefeito de São Paulo. A mediação ficará por conta de César Tralli.