O comediante Ed Gama revelou que enfrentou um momento muito delicado em sua vida pessoal em virtude do diagnóstico de um problema de saúde mental. O artista foi diagnosticado com um conjunto de problemas psiquiátricos, incluindo depressão e Síndrome de Burnout, uma condição considerada uma forma extrema de exaustão mental, geralmente decorrente de uma rotina estressante.
O artista da Rede Globo explicou que, antes do diagnóstico, seu corpo já apresentava uma série de indicações de que algo não estava bem. Dentre os sintomas, Ed Gama mencionou a sensação de formigamento no braço, combinada com ardência na região da nuca. Esses sinais, frequentemente associados a problemas cardíacos, o levaram a pensar que estava prestes a ter um infarto. Na realidade, eram indicativos de que sua saúde mental não estava em bom estado, sem relação com o sistema cardiovascular. Diante disso, o artista decidiu passar por um check-up, onde recebeu os diagnósticos mencionados.
Ed Gama desenvolve problemas de saúde mental por rotina agitada na internet
As revelações foram feitas por Ed Gama em uma entrevista concedida ao programa Sábia Ignorância, apresentado por Gabriela Prioli no GNT, na edição da última segunda-feira, dia 30 de setembro. Para ele, um dos principais fatores que contribuíram para seu desgaste foi a pressão de publicar vídeos quase que diariamente nas redes sociais. Essa rotina o impediu de se desligar, pois estava sempre pensando no conteúdo que produziria para o dia seguinte.
“Muitas vezes me vejo obrigado a pensar no vídeo do dia seguinte. Quando descanso, sinto que fico mais criativo. Faço terapia, tomei remédio, tive burnout (esgotamento extremo) e depois descobri uma depressão. Percebi que estava com a minha vida totalmente desregulada”, explicou.
Ed Gama conta como melhorou a sua qualidade de vida
As coisas na vida do comediante começaram a melhorar quando ele reconheceu a importância de cuidar de seu corpo. Com isso, Ed Gama readaptou sua rotina, incluindo a prática de atividades físicas e dedicando mais horas para o sono. Segundo ele, a combinação de exercícios físicos com a melhora na qualidade do sono fez tão bem que ele passou a valorizar muito mais essas práticas, que até então eram negligenciadas.