No capítulo da novela Quando Me Apaixono que será exibido pelo SBT nesta segunda-feira, 30 de setembro, Renata lê a carta de Jerônimo, mas fica ainda mais devastada, pois segue ferida pelo desprezo do marido. Augusto adentra o quarto e percebe a dor de Renata.
A mocinha desabafa com Augusto sobre o que está passando, e sua decepção com Jerônimo. Augusto tenta a aconselhar, sem deixar explicito seu interesse por ela. Augusto diz que Renata pode ficar na fazenda o tempo que quiser e ela agradece.
César se declara para Constanza
César leva Constanza em casa e aproveita para se declarar. Constanza é pega de surpresa, mas nem tem tempo de dizer nada, pois Honório chega de viagem. César se despede e vai embora. Honório é gentil com a esposa e é correspondido.
Depois Honório começa a se lembrar da suposta traição com Branca e se pergunta o que Constanza pensaria se soubesse da verdade. Enquanto isso, Constanza se recorda da declaração de César, e César lembra de Constanza.
Aurora e Jerônimo se unem
Aurora e Augusto discutem, pois a moça se incomoda por Augusto querer que Renata fique na fazenda, quando deveria de voltar para casa. Após a discussão, Aurora procura Jerônimo e pede sua ajuda para tirar Renata da fazenda.
Jerônimo diz que não sabe o que fazer para trazer Renata, pois ela nem quer vê-lo. Aurora diz que Augusto está interessado por Renata e como ela está muito vulnerável, pode acabar se envolvendo com ele também. Jerônimo decide se unir com Aurora para juntos conseguirem tirar Renata da fazenda sem que Augusto intervenha.
Matilde desabafa com Carlos
Carlos tira Matilde para dançar. A principio ela não consegue dançar, depois acaba caindo na risada e se envolvendo com o divertido jeito de Carlos dançar. Carlos a leva de volta para a fazenda e ela chora.
Carlos tenta entender o motivo de seu sofrimento e Matilde diz que está amaldiçoada, pois seus dois namorados morreram. Carlos diz que isso é bobagem, mas ela realmente acredita que nunca será feliz no amor, até porque depois de perder dois namorados, começou a gostar do patrão e ele não dá a mínima para ela.