Joel Datena, filho do apresentador José Luiz Datena e atual âncora do programa Brasil Urgente, quebrou o silêncio sobre o incidente ocorrido durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo. Em sua primeira declaração pública, feita ao vivo na segunda-feira, o comunicador revelou que soube do ocorrido apenas na manhã seguinte.
Joel Datena afirmou ser avesso à política e, por essa razão, não costuma assistir aos debates. Ele mencionou ter recebido muitas mensagens após o incidente e destacou que, como apresentador de um programa jornalístico, não poderia deixar de noticiar o ocorrido, embora tenha optado por não comentar o episódio diretamente.
Joel Datena se abstém de opinar sobre o incidente da cadeirada
Em tom de sinceridade, Joel declarou que seria incapaz de abordar o caso sem um viés, dada a sua ligação familiar com um dos envolvidos. Ele comparou sua posição à de um juiz que precisa se declarar suspeito em casos que envolvem conhecidos.
“Quando você é parte da notícia, é possível fazer um comentário tendencioso. É igual a um juiz, quando recebe uma causa em que conhece um dos suspeitos e se declara suspeito, passando o caso para o outro. Recebi o caso, noticiei para vocês e me reservo o direito de não comentar. E vida que segue”, concluiu.
Datena lamenta cadeirada, mas defende atitude contra Pablo Marçal
No debate realizado pela RedeTV! na manhã desta terça-feira, dia 17 de setembro, Datena voltou a comentar sobre o incidente da cadeirada em Pablo Marçal. O tucano lamentou o incidente, mas disse ter agido em defesa de sua honra. Segundo ele, desde a infância, foi orientado pelo pai a defender a própria família até as últimas consequências, como o fez no debate anterior.