Deolane Bezerra foi presa no último dia 4 durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa envolvida com prática de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. De acordo com uma matéria do Metrópoles, informações da investigação afirmam que o grupo estaria usando um método conhecido popularmente como Smurfing, que também é usado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), para a lavagem do dinheiro.
Informações enviadas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do governo federal, à Polícia Civil, mostram que Deolane e outros investigados na Operação Integration realizaram transações financeiras atípicas com mais de 30 empresas, além de envolver também pessoas físicas, com depósitos em dinheiro vivo, tudo de forma fracionada no intuito de não chamar a atenção das autoridades financeiras.
Essa é uma das características do método Smurfing, no qual os criminosos movimentam grandes quantias, contudo, diluem em pequenos depósitos.
Investigação diz como a organização criminosa fazia a suposta lavagem do dinheiro
Ainda no processo do caso, é informado que as autoridades têm acesso a documentos que apontam fundados indícios que comprovam o crime de lavagem de dinheiro por parte dos investigados. Nos registros judiciais, é revelado, inclusive, que o grupo lavava o dinheiro fruto de práticas ilegais com a compra de bens, como carros de luxo e imóveis.
Carros de Deolane seriam um dos indícios de crime, afirma jornal
De acordo com o portal Metrópoles, os carros de luxo ostentados frequentemente por Deolane Bezerra nas redes sociais seriam um dos indícios de que a advogada estaria envolvida no crime de lavagem de dinheiro.