Chaves e Chapolin, criações do mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) e sucessos duradouros na programação do SBT, sob a direção de Silvio Santos (1930-2024), podem retornar em breve à emissora brasileira. Após anos de disputas legais pelos direitos das obras, o impasse parece estar próximo de uma resolução definitiva.
No último sábado, dia 07 de setembro, o canal americano UniMás, pertencente à TelevisaUnivision, divulgou uma chamada promocional anunciando o retorno das produções de Chespirito à televisão. As exibições haviam sido suspensas devido a divergências entre o Grupo Chespirito e a Televisa.
SBT estaria negociando o retorno de Chaves e Chapolin à TV
Conforme apurado pelo portal Na Telinha, com o desfecho do conflito jurídico envolvendo as produções de Bolaños, o SBT já estaria se articulando nos bastidores para garantir os direitos de exibição dos programas. Outras emissoras de diversos países também demonstram interesse em negociar para a transmissão das séries.
SBT teria prioridade nas negociações pelas obras do mexicano Chespirito
Ainda segundo a mesma fonte, o SBT possui prioridade na aquisição dos direitos de Chaves e Chapolin. Esse privilégio decorre de um acordo firmado em 2020, quando os programas saíram do ar por conta das disputas que se iniciaram na época.
Além disso, pesa a favor do canal brasileiro a longa e sólida parceria com a Televisa. Desde 1982, ambas as empresas mantêm uma relação estreita, especialmente na transmissão de telenovelas mexicanas no Brasil.