Esse é o detalhe que faz o último capítulo de Renascer se tornar histórico para a TV Globo

O remake de Bruno Luperi para a obra de Benedito Ruy Barbosa termina nessa sexta-feira (6).

PUBLICIDADE

Muitos dos telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer não sabem que o último capítulo da novela já está sendo exibido desde a quarta-feira (4). Com 62 páginas e 79 cenas, o desfecho da saga rural, adaptado por Bruno Luperi, não sofreu cortes, mesmo com o horário de exibição reduzido nesta sexta-feira (6) devido ao jogo do Brasil contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, esta é a primeira vez que o final de uma novela vai ao ar de forma fragmentada, distribuído ao longo de vários dias, e isso é um marco histórico para a TV Globo.

TV Globo apressou o final de Renascer por conta do jogo da seleção

De acordo com a colunista, a operação começou discretamente, com a equipe de produção comandada por Gustavo Fernández ajustando a programação desde a sexta-feira (30) passada. No sábado (31), por exemplo, foram exibidos cinco minutos de cenas originalmente programadas para a segunda-feira (2), garantindo que o público pudesse acompanhar a trama sem perder nenhum detalhe dos desfechos dos personagens. As gravações foram concluídas no dia 24 de setembro no Rio de Janeiro, e o esforço bem-sucedido garantiu que nenhuma cena gravada fosse descartada.

Com esse malabarismo, a emissora conseguiu manter a integridade do roteiro, uma decisão histórica nos bastidores da TV Globo. Na programação original, o capítulo de quarta-feira terminaria com Mariana (Theresa Fonseca) tramando o assassinato de Egídio (Vladimir Brichta), mas com os ajustes, o público já viu o vilão sendo enforcado e as cenas subsequentes, como a revelação de sua morte, que originalmente só apareceriam no penúltimo capítulo.

Cenas adiantadas, como Sandra (Giullia Buscacio) descobrindo a morte do pai e desconfiando de Eliana (Sophie Charlotte), foram exibidas antecipadamente, preservando a narrativa. No episódio de quinta-feira (5), o foco foi o acidente de José Inocêncio (Marcos Palmeira), que resultará em sua morte. O personagem, após cair de sua cadeira de rodas e enfrentar uma tempestade, ficará gravemente doente. Coube a João Pedro (Juan Paiva) colocar fim ao sofrimento do pai ao retirar o facão cravado aos pés do jequitibá-rei, encerrando o pacto feito pelo coronel no início da trama.

Último capítulo de Renascer

No último capítulo desta sexta-feira (6), a novela será mais curta, focando no perdão de José Inocêncio ao filho caçula antes de morrer em seus braços. A sequência do funeral será mostrada rapidamente, assim como a partilha dos bens e os desfechos dos personagens. Já está previsto que o final feliz de Mariana, que descobrirá ser prima de Teca (Lívia Silva) e ganhará a casa de Belarmino (Antonio Calloni), será exibido, assim como a cena emocionante de Damião (Xamã) mostrando ao filho as terras herdadas de sua mãe.

A cena mais aguardada, o encontro espiritual de José Inocêncio e Maria Santa (Duda Santos), será o ponto final da trama, marcada como a cena 79 do último capítulo. O autor Bruno Luperi optou por manter o final concebido por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, há 31 anos, preservando a essência do original.